Cristiano Vieira: “A crise realmente afeta seus resultados ou é apenas a desculpa perfeita?”

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cristiano-banner-colunista-site-topoFalar de crise não é um de meus temas preferidos, na verdade prefiro falar de oportunidades do que crise, mas se torna inevitável quando é a palavra que tenho escutado com frequência há algum tempo. Apesar de frequente tenho percebido uma mudança na maneira como ela tem sido repetida com o passar dos dias, no começo as pessoas falavam que havia crise e eu tinha a nítida percepção que muitos não sabiam o que estava dizendo, na verdade não queriam ficar fora da “moda” e repetiam a palavra crise porque todos estavam falando dela… claro que alguns falavam da crise propriamente dita e sentida em seu cotidiano e afetando diretamente seus negócios, não sejamos hipócritas de ignorar o momento conturbado que ainda atravessa nosso país, mas hoje muitos profissionais tem usado a palavra crise simplesmente como justificativa ou melhor dizendo, como desculpa para explicar baixos resultados.

Pergunte dentro de seu círculo de relacionamento profissional o que cada um tem feito de diferente para fomentar resultados nos últimos meses e pergunte dentro do mesmo círculo sobre a crise… Eu aposto que será muito mais fácil e rápida a resposta para a segunda pergunta.

Quando vejo equipes se lamentando e não conseguindo responder a primeira pergunta vem a dúvida, será que a crise os levou a esta situação ou a falta de atitude os levou a crise?

Esta falta de atitude eu chamo de conformismo, o assassino silencioso e cruel de qualquer profissional… conformar-se em não vender porque o mercado está em crise? Conformar-se com a redução de prospects em seu negócio mesmo fazendo exatamente as mesmas ações que você fazia nos tempos áureos? Sintomas de que você é a crise ou você realmente acredita que não existe ninguém comprando e ninguém vendendo?

Bem, sabemos que não é assim, conheço profissionais que estão vendendo mais agora do que em outros momentos, com mercado supostamente mais aquecido.

Quer saber o que que eles têm feito para atingir resultados expressivos? -Trabalhando mais do que trabalhavam antes, mas calma porque trabalhar mais não é enviar uma centena de e-mails marketing a mais, é capacitar-se mais, estudar mais, dedicar-se mais.

Relacione-se mais, mande dez e-mails além do que mandava antes, mas telefone cem vezes mais do que telefonava, a fonte do texto que está no e-mail qualquer um pode reproduzir, mas o tom e entusiasmo de sua voz é único…

Visite mais clientes do que visitava antes…mostre-se.

Crise não é desculpa é oportunidade… E deve afetar não apenas seus resultados, mas toda sua vida, porem de maneira positiva.

Como diz um velho ditado: Mar calmo não forma bons marinheiros…

Hoje faça algo… Faça a diferença!