Connect with us

PAPO SÉRIO

75 milhões de pessoas podem ficar cegas, alerta OMS

Publicado em

Papo Sério - Dicas de Saúde e bem estar

75 milhões de pessoas podem ficar cegas, alerta OMS

Foto: Fernando Willadino

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a urgente necessidade de cuidar da saúde dos olhos. As estimativas são negativas. Caso nada seja feito, até 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão. Só no Brasil, são mais de 1,1 milhão de cegos (0,6% da população estimada) e cerca de 4 milhões de deficientes visuais sérios, números estimados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O mais alarmante é que de todos estes casos, cerca de 60% a 80%, podem ser evitados ou tratados. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando, caso tivessem descoberto a doença a tempo.

LEIA AINDA:
– Emanuel Soares: “Faltou material para asfaltar pequenos trechos da SC-403”
– Praia da Daniela está há quatro meses sem ocorrências policiais, diz PM
– Toma posse diretoria da Associação dos Moradores de Ingleses

A visão é um dos cinco sentidos e é através dos olhos que enxergamos o mundo. Quer motivo maior do que esse para cuidar da saúde deste órgão tão importante no seu corpo? Os profissionais do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) querem ter, de fato, o que comemorar neste 10 de julho, dia da Saúde Ocular. Por isso, recomendam que se faça consulta de rotina ao oftalmologista, antes que a doença chegue.

Ainda que não perceba sintomas, a visita ao oftalmologista seguida de exames indicados pelo profissional pode descobrir, ou ainda, evitar vários tipos de complicações para a saúde os olhos. Existem muitas doenças que podem ser descobertas e tratadas precocemente, sem deixar nenhum tipo de sequela na visão.

Além das consultas, alguns cuidados com os olhos podem fazer a diferença na prevenção. A Dra. Cláudia Nascimento, diretora clínica do HOF, lembra que a higiene é um dos principais fatores. Então evite coçar os olhos, pois as mãos nem sempre estão limpas. Remova a maquiagem antes de dormir, evite a exposição dos olhos ao sol e utilize colírios somente quando necessário, com prescrição médica.

Leia mais

Acontecendo