Você está contente com sua remuneração????

contato@jornalconexao.com.br

COMPARTILHE ›

cristiano-banner-colunista-site-topoSegundo o Art. 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), remuneração é o total de bens fornecidos ao empregado pelo trabalho prestado, ou seja, o resultado da somatória do salário adicionado de comissões, porcentagens, horas extras, gratificações, gorjetas e abonos pagos pelo empregador.
Mas hoje quero falar da remuneração no sentido VIDA, a remuneração em diferentes formas, sentidos, sensações e sentimentos que recebemos de acordo com a vida que levamos ou simplesmente por aquilo que oferecemos… e vou utilizar 4 tópicos para facilitarem nossa reflexão:

– CARREIRA: Qual a importância da carreira na sua vida, sua luta diária é apenas por um salário alto, satisfação, representatividade, respeito? Qual o legado que você deixaria se mudasse de empresa hoje? Mudaria apenas por um salário melhor? Sente-se apto a representar a empresa como se fosse parte dela? Se não estiver satisfeito, tens capacidade para sair mesmo sem ter outra oportunidade de trabalho?

– Lazer: Abrangente, mas, você está contente com o que tem usufruído de lazer? Os lugares que tem frequentado, as pessoas que estão contigo nestes momentos e a quantidade de lazer que tem a cada semana? Você sabe o que é lazer?

– Família: Você está cercado por seus parentes mais próximos incluindo, filhos e esposa, mas vive em família? Sabe avaliar se o tempo que dedica a eles é pouco ou muito? Sabe se a sua avaliação de qualidade deste tempo é a mesma dos seus entes?

-Saúde: O que tem feito para manter a boa saúde? (Matricular-se na academia e não ir não conta) abriria mão da cerveja gelada, do churrasco de final de semana ou de uma hora de sono para exercitar-se?
Não existe certo ou errado nos tópicos acima muito menos uma fórmula mágica para equilibrar estes quatro pilares na vida de um homem… mas existem escolhas e estas escolhas representarão a remuneração para cada um dos tópicos:

Carreira: Se quiser uma boa remuneração, independentemente de seu cargo ou função, dedique-se e faça o melhor, sempre. Não trabalhe para ser indispensável e sim para ser inesquecível (para os desavisados, seja lembrado de maneira positiva, por favor), para fazer jus ao que ganha, faça mais do que aquilo pelo qual é pago. Estar na empresa ou no trabalho que está tem que ser por escolha e não falta de opção.

Lazer: Escolha a diversidade e terá como remuneração a diversão, sorria, relaxe ou transpire ou relaxe e transpire. Se a sua remuneração na carreira proporcionar… viaje, conheça pessoas, lugares e culturas. Nem que seja uma vez ao ano, um dia ao ano… mas extraia o máximo deste tempo.

– Família: A melhor remuneração neste tópico é a felicidade, segurança e bem-estar deles, não o seu. Mas lembre-se que se você não estiver bem eles também não estarão. Converse, explique, debata, compartilhe decisões, principalmente as que envolvem tempo.

– Saúde: Se pudéssemos eleger um dos tópicos acima por importância e por maior índice de remuneração, mesmo que contrariado, escolheria a saúde. Por mais que problemas no trabalho, família e a falta de lazer afetem nossa saúde, sem saúde não poderemos nos dedicar a nenhum dos outros pontos e obter remuneração na saúde não é fácil. Respeitar nosso corpo e organismo pode ser o primeiro passo, mas junto vem a necessidade de regrar-se, cuidar do espirito junto com o corpo, exercitar-se, mudar hábitos e conhecer suas limitações físicas. A remuneração será manter-se vivo.

Não existe o tempo ideal para dedicar a cada item, foque suas escolhas naquilo que lhe traga mais felicidade. Alinhe suas expectativas com as pessoas envolvidas em cada um dos tópicos, avise sua família que trabalhará mais horas para no futuro lhe proporcionar mais horas de lazer, avise seu chefe que está trabalhando mais horas agora para trabalhar menos horas no futuro… Só não espere para cuidar da sua saúde amanhã porque ela poderá lhe responder que já é tarde.
Trabalhe e viva por remuneração, que a remuneração seja completa, com salário, amor, saúde e realização.

Boa Semana a todos!