POLUIÇÃO

VÍDEO: Casan é multada por despejar esgoto in natura no Rio Capivari

Companhia foi multada pela prefeitura que ameaça rever concessão da empresa

COMPARTILHE ›

A Prefeitura de Florianópolis acusou a Casan de jogar esgoto sem tratamento no Rio Capivari na Praia dos Ingleses. O flagrante do extravasamento foi feito por equipes do município na tarde desta sexta-feira (22). Os fiscais lacraram, durante à tarde, um extravasor da Casan dentro de um poço de inspeção da rede de esgoto nos Ingleses, Norte da Ilha. A Companhia foi multada por crime ambiental em R$ 1,1 milhão.

Segundo o município, o esgoto que passava pelo equipamento deveria estar levando o material para a estação de tratamento, mas quando enchia demais acaba transbordando diretamente no Rio Capivari e depois no mar.

A acusação e a multa mostram uma mudança no relacionamento entre a Prefeitura de Florianópolis e a Casan. Quando do escândalo de poluição no Rio do Bráz em Canasvieiras, o prefeito César Souza Júnior evitou críticas a companhia afirmando que a fiscalização estava sendo realizada pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina.

A cidade deu prazo de cinco dias para a Casan das respostas ‘satisfatórias’ sobre o problema. O Jornal Conexão Comunidade ligou três vezes para a Casan, mas ninguém atendeu ao telefone.