conecte-se conosco

BORA EMAGRECER?

Uso de suplementos em excesso pode causar danos à saúde, alertam especialistas

Publicado em

Suplementos podem causar danos à saúde, alertam especialistas

Bora Emagrecer

Suplementos podem causar danos à saúde, alertam especialistas

Foto: Divulgação

Vai pra academia e toma suplemento pra ficar com o corpo bombado? Então cuidado! O uso de suplementos em excesso pode causar danos ao organismo e inclusive alergias, alertam os médicos. Segundo Suzete Motta, médica com prática ortomolecular e formação em estética médica, 33% dos suplementos comercializados são contaminados com substâncias proibidas, e isso pode acarretar problemas à saúde como, por exemplo, câncer, distúrbios hormonais e psicológicos.

— O fígado e os rins podem ser prejudicados quando a pessoa faz uso de altas doses de suplementos. Problemas com espinhas e flatulência também podem ocorrer, porém isso vai depender da tolerância de cada pessoa a determinado produto. Lembrando que pessoas com diabetes, pressão alta, anemia e hepatite só podem fazer uso desse medicamento após avaliação médica criteriosa — alerta a especialista.

Embora sejam indicados para casos bem específicos, estes complexos são consumidos por um grupo numeroso de pessoas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que um terço da população faça uso diário de polivitamínicos. O estilo de vida dos moradores das grandes cidades, que passam longas horas fora de casa e nem sempre têm tempo para fazer todas as refeições adequadamente, é um dos fatores que popularizam os polivitaminicos e suplementos.

Suplementos alimentares enriquecidos com medicamentos vendidos sob prescrição médica são “a maior ameaça” à segurança do consumidor. Desde 2008, houve recalls de mais de 400 produtos como esses, principalmente os comercializados para fisiculturismo, aumento do desempenho sexual e perda de peso.

Continue lendo

ANÚNCIO

ENQUETE

Você concorda com a possível liberação de pets nas praias?
Sim, tenho um pet em casa
Não, pode transmitir doenças
Ver Resultados

48 9625 8881

[email protected]

48 3365 8189

Acontecendo