CONDIÇÕES DO SOLO

Terreno arenoso havia suspendido obra do esgoto em outra rua do Santinho

COMPARTILHE ›
Trabalhador é soterrado em vala durante obra de ampliação do esgoto
Fotos: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

O terreno arenoso havia feito a obra de ampliação do esgoto no Santinho ser suspensa até novos estudos na Servidão das Pitangas Doces. Os moradores da via reclamaram que a rede não chegaria até o final da rua, deixando de fora 13 casas. O problema foi abordado numa reunião entre os residentes e a Casan nesta semana na Escola Maria Tomázia Coelho. A instabilidade do solo pode ter motivado um desabamento que deixou um trabalhador soterrado na Servidão Leão Marinho, neste sábado (07) na Praia do Santinho.

LEIA MAIS:
– Trabalhador é soterrado em vala durante obra de ampliação do esgoto
– VÍDEO: Veja imagens do resgate do trabalhador soterrado em vala

Com a exclusão das residências do final da via, os próprios moradores teriam que comprar canos para ligar o esgoto pelo meio da rua, até a caixa de inspeção mais próxima. Alguns, até mesmo, registraram reclamações na prefeitura quanto a exclusão.

O Conexão procurou a Casan nesta semana para explicações sobre o caso. Em nota, a companhia informou que o “trabalho de topografia identificou uma elevação em um trecho da via, que exigiria profundidade de até cinco metros da rede para atendimento de algumas residências. Isso dificulta a implantação de rede, ainda mais sendo uma região de terreno arenoso. Mas diante de solicitações dos moradores, a construtora vai fazer nova análise sobre o estudo topográfico realizado”, diz a Casan.

O terreno arenoso dificulta a implantação de canos em algumas vias. A companhia disse nesta manhã que essa condição do solo pode ter causado o acidente com o trabalhador de 38 anos que ficou soterrado na Servidão Leão Marinho, distante 500 metros da Servidão das Pitangas. O acidente foi na manhã deste sábado (07) e ele foi levado ao hospital em estado regular.

Segundo a Casan, a execução das obras pelo Consórcio Trix-Infracon, responsável pela escavação das valas, ocorre em Ingleses e Santinho, sendo que o foco está nas ruas do Santinho, antes da temporada. Os trabalhos ocorrem na Servidão Amaro Manoel da Silva, Servidão Ana Rita de Jesus (sendo a Servidão Leão Marinho uma travessa), Servidão da Graça e Servidão Lucas Pedro Galdino.