PREPARE O BOLSO

Tarifa de água e esgoto sobe em 10,58% em agosto, diz Casan

Reajuste ocorre com base na inflação do último ano e foi autorizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina

COMPARTILHE ›
Foto: Jeferson Baldo / Secom
Foto: Jeferson Baldo / Secom

A partir de 15 de agosto, a Casan vai reajustar a tarifa de água e esgoto em 10,81%. O anúncio foi feito durante o fim de semana e o reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). O reajuste da tarifa ocorre em virtude da inflação e pelo custo do serviço oferecido pela Casan.

O aumento em 2016 é menor do que no ano passado, quando o índice era de 11,94%. A Aresc justificou a autorização para o aumento da tarifa em virtude do viés de saúde pública que o serviço oferecido pela Casan carrega.

Hoje, em muitos locais onde não existe rede de esgoto no Norte da Ilha, o índice é cobrado. A Praia dos Ingleses possui apenas rede em 1/3 do balneário, já a orla de Canasvieiras é 100% contemplada. Quanto ao abastecimento de água, em dezembro a Casan entregou um novo reservatório que foi construído no Morro do Maurício. Ele é tido como reserva técnica pela companhia e é usado durante a temporada de verão.