Silvio Souza: “Você e seus dois lobos”

contato@jornalconexao.com.br

COMPARTILHE ›

colunista-silvio-bannerA cada passo que dou em direção a minha “melhor idade” me surpreendo com o que vejo, seja no âmbito da sociedade, seja no âmbito das empresas. É impressionante como todos estão sem paciência, sem disposição e principalmente tendo “pitadas” de raiva. Isto está explicito nos gestos, nas palavras jogadas ao vento, na estampa do rosto fechado, na falta de motivação para ajudar o próximo. A falta de argumentação cede espaço para o grito. O bom senso cede espaço para o descontrole.

Os convívios cada vez mais conturbados impedem uma relação baseada no ganha-ganha. Ainda temos pessoas que buscam a relação já ultrapassada do ganha-perde. Isto é visto todo dia nas relações patrão x empregado, irmão x irmão, empresa x cliente, vendedor x comprador… e por aí vai.

Obviamente que o meio / sociedade em que vivemos contribui e até estimula relações desequilibradas.

Sinceramente acho que o meio pode até contribuir para fazer o SER, mas o SER é feito dentro de nós.  E, a luta tem que ser diária.

Vou mostrar à vocês como é formado o SER dentro de nós. O SER que as pessoas enxergam quando olham pra vocês.

Tem uma lenda indígena, atribuída aos índios norte-americanos Cherokees, de que um velho índio estava preocupado com as atitudes de seu neto, agindo de maneira estranha e com muita agressividade.

Então chamou seu neto para conversar e falar da luta que acontece dentro das pessoas: Temos dentro de nós 2 lobos, que vivem em conflito, um querendo matar o outro. Um lobo é muito mau e o outro é muito bom. 

O neto já preocupado e talvez naquele momento sentindo a briga de seus lobos, criou coragem e perguntou:

Vô, qual dos lobos irá sobreviver dentro de mim.

E o vô, serenamente respondeu. AQUELE QUE VOCÊ ALIMENTAR.

Alimentos do LOBO MAU: agressividade, autoritarismo, inveja, ódio, raiva, arrogância, desequilíbrio emocional, ressentimento, desonestidade, orgulho, superioridade, ganância, mau humor, etc…

Custo destes alimentos: Muito caro

Alimentos do LOBO BOM:  amor pelo próximo, sorriso, bom humor, paz, humildade, honestidade, ética, mão amiga, gosto por gente, amabilidade, lealdade, etc…

Custo destes alimentos: Gratuito

Então, hoje quando vejo alguém atendendo mal um cliente, um chefe sendo arrogante com seu empregado, um empregado de mal com a vida, um filho mal tratando um pai, um pai excomungando um filho, casais se odiando, uma pessoa mal humorada, fico imaginando a gordura do lobo mau que eles carregam dentro de si.  O lobo deve estar roliço de tanto comer. Colesterol altíssimo.

Tenho até brincado com estas situações. Em situações que anteriormente brigava com alguém, hoje simplesmente falo:  A culpa de você estar assim é do seu lobo, diminua o alimento dele e você verá como vai melhorar.

A propósito, caros leitores. Qual lobo você está alimentando?

Tenho lutado diariamente para matar de fome o meu lobo mau, mas sinto que ainda respira. Vou deixá-lo assim, sob controle, para uso somente em caso de emergência.

Percebo claramente que o meu LOBO BOM está vencendo.  E o seu?

Até breve.