Silvio Souza: “Veja mais a floresta e menos as árvores”

contato@jornalconexao.com.br

COMPARTILHE ›

colunista-silvio-bannerOutro dia olhando anotações, feitas ao longo de minha vida profissional, li uma frase que dizia assim: VEJA MAIS A FLORESTA E MENOS AS ÁRVORES.

Isto quer dizer olhar o todo.  Olhar o longe.

Se tem uma coisa que não estamos acostumados é olhar o longe, o macro. Ficamos nos remoendo e pisoteando normalmente sobre as mesmas alternativas quando estamos em busca da solução de algo.

Olhar o longe, só tem um jeito.  Você tem que subir mais alto.

Eu não tenho dúvidas de que um leão enxerga menos a floresta do que uma águia. Suba no terraço de um prédio e terá uma visão muito maior do que se estivesse no térreo. Isto é olhar a floresta. Se neste momento está querendo resolver uma situação saia urgente do problema e foque na solução. Não fique sapateando o problema. Não fique agarrado na árvore.

Pode não ser fácil, mas saia do problema. Sair fora … é subir. É como se fosse levitar e ver o problema do alto.  Sair fora do problema é vê-lo de outro ângulo. Não é a toa de que muitas vezes a solução de nossas dificuldades são dadas por quem está de fora.

Nas profissões também é muito natural as pessoas ficarem simplesmente vendo árvores e por conta disto não buscam seu desenvolvimento profissional.
Equipes vendo árvores são menos criativas. Pensam pequeno.
Equipes vendo árvores tem muita dificuldade em atingir resultados.
Equipes vendo árvores são acomodadas.
Equipe vendo árvores não são participativas.
Equipes vendo árvores não puxam, são puxadas.
Se você tem equipe, dê uma analisada se sua equipe está vendo árvores ou já aprendeu a ver a floresta.
Confesso que durante muitos anos somente vi árvores. Hoje já consigo ver a floresta.  E tenham a certeza de que as coisas ficaram muito mais fáceis.

Você pode estar dizendo: Fala isto por que não está no problema. De fato, para quem não está no problema fica mais fácil. Não tem peso nas costas, por isso sobe mais alto. Então, torne as coisas mais fáceis e também saia do problema. Levite.

Outra coisa, temos um verdadeiro fascínio por entrar em problemas dos outros. Então, se você deseja ajudar alguém que esteja precisando, resista entrar no problema.  Não vá ficando vendo árvores.

Lembre sempre disto: A GRANDE SACADA NA VIDA É VER FLORESTAS. E na família? Que tal a partir de agora começarem a ver mais florestas. Você verá o quanto é fácil. É puro treino.

Verá que realmente ajudará as pessoas com uma facilidade absurda.

Até breve e boas visões.