Silvio Souza: “O COPO E A CRISE”

contato

COMPARTILHE ›

colunista-silvio-bannerIndiscutivelmente enfrentar uma crise, seja ela qual for:  financeira, econômica, profissional, familiar, enfim, não importa qual, requer que de forma lógica ou o mais racional possível identifiquemos alternativas para a solução.

Não tenho duvidas de que o pessimista e o otimista enxergam e enfrentam o mesmo problema de maneiras completamente diferentes.

A minha esposa chama de os “positivos “e os “negativos”. Ela está no grupo dos positivos.

O meu sogro gostava de contar que certa vez um menino ganhou um presente e ao abrir o pacote deparou-se com uma caixa cheio de esterco. A reação deste menino OTIMISTA foi sair gritando: Ganhei um cavalo.

Outro dia entrei em uma loja, fui comprar um HD externo. Isto devia ser por volta das 14 horas.  Enquanto o vendedor me atendia, “inventei“ de perguntar a ele : Como estão as coisas?  Ele fulminou.

Olha doutor, o senhor é a minha primeira venda hoje.  Ao ouvir isto imagina o que passou pela minha cabeça. Ninguém está gastando, deve mesmo estar feio a “coisa “.   Eu é que não vou gastar.  Este vendedor está “frito “. Para ele a crise será mais forte.

Caro leitor, você é pessimista ou otimista?

Faça o teste para saber o que você é.

Imagine um copo com água até a sua metade.

Melhor: coloque água em um copo, até a sua metade.

Colocou?

Agora se afaste e olhe para o copo.

O que você esta vendo?

Um copo meio cheio ou um copo meio vazio?

O resultado é o seguinte:

O pessimista verá um copo meio vazio.

O otimista verá um copo meio cheio.

A minha esposa “irritantemente“ verá o copo transbordando.

Obviamente que esta pequena brincadeira tem a ver com perspectiva, ao jeito que você vê as coisas, ao ângulo de visão.

Enfrentar uma situação desfavorável que requer análise, tomadas de decisões e principalmente busca de alternativas exige “vários ângulos de visão”.

É daí que surge aquela afirmativa: Quem está fora do problema vê melhor as coisas. Isto nada mais é do que um novo ângulo de visão.

Já me disseram que os pessimistas focam só os RISCOS e os otimistas só as OPORTUNIDADES.

Não vejo tão simples assim. Ver mais risco do que oportunidades ou ver mais oportunidades do que riscos é o que os torna diferentes.

Nossa vida e o nosso jeito de ser tem toda a relação de como vemos as coisas, de como interpretamos as situações, enfim é o jeito de encarar a vida.  A mesma cena pode ser vista de maneira complicada ou muito simples.

Eu sinceramente desejo que você passe a olhar os copos meio cheio.

Tudo ficará mais fácil.

Até breve e boa semana.