ANIVERSÁRIO

Rio Vermelho e Ingleses completam hoje 185 anos de fundação

Carência de estrutura e crescimento populacional são pontos em comum entre os bairros

COMPARTILHE ›
Foto: Luzia Vidal / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Luzia Vidal / Jornal Conexão Comunidade

Os bairros Rio Vermelho e Ingleses estão de aniversário, completam nesta quarta-feira, 185 anos de fundação.

O Distrito de São João do Rio Vermelho é um dos mais antigos da cidade, foi o quarto distrito a ser criado em Florianópolis através do decreto assinado pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Justiça, Diogo Antonio Feijó, no dia 11 de agosto de 1831. Esse novo distrito foi desmembrado da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, criada em 1750.

 

Na data de criação do distrito a Igreja de São João Batista alcançou status de paróquia e o pároco passou a ser remunerado assim como nas demais igrejas do Brasil.

Hoje o bairro Rio Vermelho e Ingleses são bairros distintos, mas com um pontos em comuns, crescimento populacional e falta de estrutura são os mais lembrados pelos moradores.

O presidente da Associação dos Moradores do Rio Vermelho (Amorv) Sidinei Rodrigo dos Santos disse que nesta data, deveria ser só comemorações, porém, o bairro Rio Vermelho enfrenta muitas dificuldades, uma delas é a falta de infraestrutura aliada ao crescimento populacional.

“Nosso bairro está muito esquecido pelo poder público, não temos área de lazer, são centenas de ruas sem calçamento, cerca de 200 ruas sem calçamento no bairro e menos de 20 com pavimentação, nossa infraestrutura é muito precária”, disse o presidente.