ELEIÇÕES 2016

PROMESSÔMETRO: Veja o que Gean e Angela vão fazer pelo esgoto

Declarações foram concedidas em entrevista ao Jornal Conexão Comunidade

COMPARTILHE ›

eleiçoes-logo-top

Foto: Luzia Vidal / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Luzia Vidal / Jornal Conexão Comunidade

O Jornal Conexão Comunidade (JCC) separou as propostas elencadas por Gean Loureiro (PMDB) e Angela Amin (PP), candidatos ao segundo turno, sobre as principais demandas do Norte da Ilha. Hoje começamos pelo esgoto. As declarações foram concedidas em entrevista ao JCC.

fala-geanPrimeiro deixar bem claro. A responsabilidade do saneamento é da prefeitura e vamos assumir essa responsabilidade. Nosso papel é ter uma gestão do contrato com a Casan que possa cobrar as metas estabelecidas no plano municipal de saneamento ambiental. Rever essas metas, já que a legislação previa essa revisão que ainda não aconteceu após cinco anos. Temos pontos críticos relativos ao tratamento de esgoto em Canasvieiras e nos Ingleses. Parte da Cachoeira do Bom Jesus ainda está despejando direto no Rrio do Bráz que tá causando toda essa poluição. Nos Ingleses não é diferente. Tem parte da rede de esgoto concluída, mas ainda não ligada ao sistema. A necessidade da estação de tratamento de Canasvieiras não suportar tudo que recebe; já tem um contrato de execução de uma nova estação em Canasvieiras. Pra isso vou ser um prefeito que vou estar a frente da gestão do contrato, exigindo o cumprimento das metas e permitindo avançar na orientação da fiscalização das ligações clandestinas. Queremos buscar um financiamento para que as ligações possam ser refeitas. Não vamos atacar em janeiro. Após o resultado da eleição, a primeira visita que vou fazer será ao atual prefeito César Souza Júnior. Eu mesmo vou coordenar a transição e as ações serão feitas de imediato. Não posso esperar o dia primeiro, pra iniciar as atividades. Eu como deputado estadual já venho cobrando uma série de iniciativas, tanto que a construção da estação de esgoto já vem sendo realizada. Nós queremos a conclusão antes do verão e uma campanha de orientação para permitir que o problema do verão passado não ocorra.

fala-angelaNós tínhamos essa dificuldade quando assumimos a prefeitura. É de responsabilidade do município. Aqui na comunidade do Norte da Ilha fizemos um trabalho muito intenso. Quem lembra, sabe do trabalho que fizemos com um robô e pegamos muitas ligações clandestinas. No período em que aqui nós estivemos, a balneabilidade era real. Nós saímos da prefeitura há 12 anos e a comunidade cresceu e os problemas ampliaram. Vamos trabalhar com novas tecnologias mais modernas do que aquela que usamos na oportunidade. Junto com a Casan e o poder de polícia da prefeitura, vamos atuar com muita seriedade junto ao cidadão que mora aqui para que nós possamos retomar a balneabilidade. Moro no Norte da Ilha. Eu entendo que é muito importante fazer isso com serenidade. Vou citar o exemplo da minha residência. A rede passou na nossa casa e fizemos a ligação com o acompanhamento da Casan. Faltou uma caixa de gordura da churrasqueira e retificamos que a Casan identificou o problema. Reconheço aqui, todo o cuidado e toda a técnica são necessários e começa pela nossa casa. Depois de todo o trabalho realizado, identificamos que faltava ainda mais uma coisa e retificamos de imediato depois que a Casan.