PROJETO LITERÁRIO

Professor de escola do Rio Vermelho lança livro sobre mulheres na música

Rodrigo Cantos leciona na Escola Antônio Paschoal Apóstolo e é o autor de “MPB no Feminino”

COMPARTILHE ›
Professor de escola do Rio Vermelho lança livro sobre mulheres na música
Foto: Divulgação

Compreender a dinâmica das relações de gênero nas diversas práticas musicais era uma necessidade para Rodrigo Cantos Savelli Gomes. Desde o rock, o hip-hop, a música católica, o samba e o pagode, até o canto das lavadeiras, o professor de Artes-Música da Escola Básica Municipal de Florianópolis Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, examinou as formas de inserção das mulheres nos diversos espaços e funções musicais durante dez anos de pesquisa. Assim surgiu o livro “MPB no Feminino”, feito em parceria com a Editora Appris, que será lançado na Sala Teatro-Educação da Udesc, em Itacorubi, no dia 28 de setembro, às 19h30.

“O livro problematiza a tendência de muitos autores em apresentar tudo o que diz respeito ao universo da música tão somente em formas de expressão do masculino”, explica o autor, que em 2008 recebeu do governo federal, através da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, o 3o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.

A obra ainda analisa as formas de resistência das mulheres diante das dificuldades encontradas por sua condição de gênero e as causas de sua possível invisibilidade ou reduzida participação em determinados setores.

Em 2012, Rodrigo recebeu o II Prêmio Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-brasileira pela Fundação Palmares, por sua dissertação de mestrado “Samba no Feminino”.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro “MPB no Feminino”
Páginas: 189
Preço: R$ 49,00
Autor: Rodrigo Cantos
Quando: Dia 28 de setembro
Horário: 19h30
Onde: Sala Teatro-Educação do Centro de Artes da Udesc
Endereço: Avenida Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi