Connect with us

Professor de escola do Rio Vermelho lança livro sobre mulheres na música

Publicado em

Professor de escola do Rio Vermelho lança livro sobre mulheres na música
Professor de escola do Rio Vermelho lança livro sobre mulheres na música

Foto: Divulgação

Compreender a dinâmica das relações de gênero nas diversas práticas musicais era uma necessidade para Rodrigo Cantos Savelli Gomes. Desde o rock, o hip-hop, a música católica, o samba e o pagode, até o canto das lavadeiras, o professor de Artes-Música da Escola Básica Municipal de Florianópolis Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, examinou as formas de inserção das mulheres nos diversos espaços e funções musicais durante dez anos de pesquisa. Assim surgiu o livro “MPB no Feminino”, feito em parceria com a Editora Appris, que será lançado na Sala Teatro-Educação da Udesc, em Itacorubi, no dia 28 de setembro, às 19h30.

“O livro problematiza a tendência de muitos autores em apresentar tudo o que diz respeito ao universo da música tão somente em formas de expressão do masculino”, explica o autor, que em 2008 recebeu do governo federal, através da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, o 3o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.

A obra ainda analisa as formas de resistência das mulheres diante das dificuldades encontradas por sua condição de gênero e as causas de sua possível invisibilidade ou reduzida participação em determinados setores.

Em 2012, Rodrigo recebeu o II Prêmio Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-brasileira pela Fundação Palmares, por sua dissertação de mestrado “Samba no Feminino”.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro “MPB no Feminino”
Páginas: 189
Preço: R$ 49,00
Autor: Rodrigo Cantos
Quando: Dia 28 de setembro
Horário: 19h30
Onde: Sala Teatro-Educação do Centro de Artes da Udesc
Endereço: Avenida Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi

Leia mais

Acontecendo