APÓS MORTE POR AFOGAMENTO...

Prefeitura vai à Justiça por obstrução na rede pluvial em servidão

Obras civis entupiram o sistema de escoamento das águas, mas moradores falam que alagamentos são históricos

COMPARTILHE ›
Foto: Elder Paz / Divulgação
Foto: Elder Paz / Divulgação

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Florianópolis disse que a procuradoria-geral está angariando fundamentação para conseguir na Justiça ferramentas necessárias para uma ampla revisão do sistema de escoamento pluvial de toda a região da Servidão Nildo Neponoceno Fernandes, Praia dos Ingleses. Nesta quarta-feira (13), um jovem morreu afogado em um trecho de alagamento, após uma chuva forte. Segundo a secretaria, obras civis entupiram o sistema de escoamento e o reparo precisa ser feito em áreas privadas.

Os moradores da região afirmam que o problema é histórico e se agravou nos últimos meses. A solução é um novo sistema de drenagem. Porém a prefeitura diz em nota que novo o projeto para a área é delicado e complexo, necessitando de uma estrutura situada sete metros abaixo da superfície, o que, além de desapropriações, necessitaria de licenças ambientais.

Por enquanto, não existe prazo ou solução para o problema e os moradores terão que conviver com os alagamentos. Após a morte do jovem William Schmidt de 20 anos, a Defesa Civil esteve no local para avaliar a situação da via. William saía para trabalhar e, enquanto caminhava no alagamento, sofreu um ataque epilético e morreu afogado.