BOA NOTÍCIA!

Prefeito assina ordem de serviço para construção do trapiche do João Paulo

COMPARTILHE ›

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, assinou nesta terça-feira (26), às 6h da manhã, a ordem de serviço para início da execução do trapiche do João Paulo. O contrato com a empresa especializada vencedora de licitação na modalidade concorrência, tipo menor preço, a construtora Concretil de Itajaí, já foi assinado.

A estrutura, reivindicada há mais de 20 anos pelos pescadores artesanais da região, vai possibilitar que eles atraquem seus barcos no mar sem encalharem na lama. Os pescadores do bairro vivem uma realidade bem diferente, sem saneamento básico. O esgoto jorra no mar e transformou a areia da praia em uma lama escura e poluída. O problema aumenta nos meses de julho e agosto de maré baixa, onde as embarcações ficam encalhadas a mais de 100 metros da praia. Com essa armação vão poder tirar com mais facilidade das embarcações os produtos que obtiveram da pesca. Ao todo, 87 pescadores serão beneficiados. O bairro tem 43 famílias que vivem exclusivamente da pesca e outras 44 que a têm como segunda renda.

O projeto está orçado em R$2,9 milhões, sendo R$2,3 milhões do governo federal, e o restante, recursos próprios da Prefeitura. Está prevista a execução de um píer de concreto pré-moldado com 210 metros de extensão, 3,75 metros de largura e em formato de T que terá até dois metros de profundidade, dependendo da maré. Ele será protegido de ressacas cíclicas, um sistema de “ fence” que atenua as ondas sem impactar ao leito do mar (longarinas verticais), pontões flutuantes para os barcos de pesca e lado direito para a expansão de vagas e barcos de passagem. A estrutura vai facilitar o embarque e desembarque de pessoas e a carga e descarga dos produtos relativos à pesca.

O trapiche será construído na altura do final da Servidão Nonô, próximo da Associação dos Pescadores do João Paulo e dos ranchos dos pescadores locais, mesmo local da assinatura da ordem de serviço.