REPORTAGEM EXCLUSIVA

Praias do Norte da Ilha vão ganhar chuveiros públicos para a temporada de verão

A proposta, que esbarrou na negativa da Casan na última temporada, vai ser levada a frente pelo município com o uso de ponteira

COMPARTILHE ›

estacao-verao-banner-topo-materias-site

Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

As praias do Norte da Ilha terão chuveiros públicos instalados pela Prefeitura de Florianópolis para a temporada de verão. A proposta, que esbarrou na negativa da Casan na última temporada que não autorizou o uso de água tratada, vai ser levada a frente pelo município com o uso de ponteira. O valor, segundo Zena Becker, secretária de turismo, vai ser mais barato do que o aplicado na última temporada. Onde existe rede de esgoto, serão instalados contêineres que terão o chuveiro e banheiros.

Os banheiros químicos serão substituídos pelos contêineres em locais que possuem rede de esgoto. “Com a substituição dos banheiros pelas estruturas, conseguimos reduzir o custo em R$ 400 mil. O banheiro químico exige o caminhão para fazer a limpeza e o contêiner vai direto para a rede de esgoto. Ele é muito melhor, vai ter mais banheiros no mesmo espaço, fraldário, chuveiro e mais barato”, disse a secretária.

A água usada pelos chuveiros serão de ponteiras. Cada ponteira será ao valor de R$ 3 mil em oito contêineres. No Sul da Ilha, onde não existe rede de esgoto, serão colocados banheiros químicos. A regra para a próxima temporada é mais estrutura ao menor valor possível.

Em 25 praias, a estrutura distribuída é de 120 banheiros químicos.

AMBULANTES

A Secretaria de Serviços Públicos ainda não especificou o que vai fazer para aumentar a fiscalização. A tendência, é que as autorizações para investimento serão tomadas somente pelo novo governo, após a virada do ano.

ANO NOVO

A festa do réveillon será marcada pela redução de custos. Será um palco mais enxuto, junto ao trapiche da Beira Mar Norte, atrações locais e o show de fogos vai ser mantido. A secretaria de Turismo disse que vai se reunir com empresários para divulgar os fogos promovidos pelos hoteleiros em praias da Capital.