ATENÇÃO!

Polícia divulga 15 dicas para quem vai participar de protestos no domingo

Manifestações populares vão ocorrer no fim de semana em todo o país

COMPARTILHE ›

Um grande protesto está marcado para o domingo (13) em Florianópolis em frente ao Ticen contra o Governo Federal. Em várias cidades do país, vão ocorrer manifestações populares a favor e contra o governo. Os protestos ficaram ainda mais inflamados depois da condução coercitiva para depoimento na Polícia Federal do ex-presidente Lula nas investigações que envolvem a operação ‘Lava Jato’.

As dicas divulgadas pela PM de Santa Catarina visam estabelecer um bom comportamento das pessoas, dentro do direito constitucional de se manifestar.

A polícia disse que terá como missão proporcionar segurança ao cidadão, preservando a Ordem Pública, através do policiamento preventivo e ostensivo, de forma integrada com a sociedade, visando o exercício pleno da cidadania.

CONFIRA AS DICAS

1. Toda manifestação defende uma causa ou uma ideologia pela qual busca efetivação. Ser favorável ou contrário a mesma não garante a ninguém o direito de cometer atos ilícitos ou violentos.
2. Se participar da manifestação, faça de forma pacífica e apartidária.
3. Evite trajar roupas que identifiquem partido político.
4. Evite levar bolsas ou mochilas e não utilize máscara ou algo similar, que dificulte a sua identificação pelos demais manifestantes e pela polícia.
5. Nos locais de grande aglomeração é possível que criminosos (que nada tem a ver com a manifestação) aproveitem-se do anonimato na multidão para provocar atos de vandalismo e violência. Atente-se para isto!
6. Não seja influenciado pela conduta de vândalos. Não apoie depredação, dano, ou qualquer outro ato violento ou ilícito.
7. Ocorrendo algum tipo de vandalismo, sente-se no chão. Os vândalos ficarão expostos e assim os policiais poderão identificá-los e prendê-los, para garantir a sua segurança.
8. Não interfira em ações policiais, principalmente se acontecer prisões no evento por crimes ou contravenções penais.
9. Afaste-se de qualquer ação violenta e/ou tumultos.
10. Evite utilizar bicicleta, skate, patins, moto e veículo no local.
11. Não utilize fogos de artifício ou similares.
12. Não se submeta a provocações de qualquer natureza e respeite opiniões divergentes.
13. A livre manifestação do pensamento é direito de todos, estando constitucionalmente amparada, desde que não interfira no direito alheio.
14. Atos de vandalismo ou que representem risco de quebra da Ordem Pública serão contidos, visando garantir a segurança e o bem-estar da população de bem.
15. Denuncie atos ilícitos ou contrários a lei pelo telefone 190.