EQUILÍBRIO E MENTE

Palestra internacional no Norte da Ilha ensina a como lidar com estresse

Indiano Swami Paramtej, instrutor sênior da fundação Arte de Viver, estará em Florianópolis pela primeira vez dia 14 de setembro

COMPARTILHE ›
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em tempos de distrações e estresse, é possível encontrar equilíbrio e felicidade através de uma ferramenta simples e acessível a todos: a respiração. É isso que propõe o palestrante internacional e instrutor sênior da fundação Arte de Viver, Swami Paramtej. Em Florianópolis pela primeira vez no dia 14 de setembro, ele fará uma palestra para centenas de pessoas sobre como manter-se centrado, contente e produtivo apesar dos desafios cotidianos. A apresentação de Swami será no Hotel Canasvieiras Internacional às 19h30 e o ingresso custa R$ 50.

O estresse, segundo o instrutor, é um reflexo da falta de habilidade em lidarmos com a mente. Se, por um lado, não temos controle sobre situações do dia a dia que levam à raiva, tristeza e frustração, é possível gerenciar melhor a forma como reagimos a elas. Ele diz que a respiração e a meditação são os caminhos para controlar as emoções e a mente. Assim, conseguimos nos manter mais focados, produtivos e pacíficos.

Antes de se dedicar exclusivamente à realização espiritual e ao serviço social, Swami Paramtej era empresário. Aos 28 anos, sentiu que precisava de um guia para que sua vida tivesse um sentido maior do que apenas a rotina de trabalho. Após participar de um encontro entre Dalai Lama e o líder humanitário e fundador da Arte de Viver Sri Sri Ravi Shankar, sua vida começou a tomar uma nova direção.

Ele passou a estudar e, posteriormente, a ensinar as práticas de meditação, respiração e ioga pelo mundo. Esteve em mais de 40 países dando palestras e cursos e dedicando-se à ajuda humanitária.