PRIMEIRO DAS AMÉRICAS

Norte da Ilha terá primeiro trecho do Caminho de Santiago de Compostela na América

Serão 21 km que complementam o percurso na Espanha, começando em Canasvieiras na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe

COMPARTILHE ›
Norte da Ilha terá trecho do Caminho de Santiago de Compostela na América
Foto: Divulgação

O famoso Caminho de Santiago de Compostela, percorrido há séculos por peregrinos de todo o planeta para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, será implantado no Norte da Ilha em Florianópolis. Serão 21 km que complementam o percurso na Espanha passando por igrejas da região. A informação foi publicada pela revista Veja.

É a primeira vez que um país do continente americano tem um trecho oficialmente reconhecido pelos espanhóis. Os idealizadores da novidade são Fábio Tucci Farah e Mariana de Assis Viana Mansur, dois brasileiros apaixonados pelo Caminho de Santiago.

“Em dezembro passado a Catedral de Santiago resolveu rever suas regras e passou a conferir a Compostela [o certificado de conclusão do Caminho] a quem percorrer os 77 km entre La Coruña a Santiago e o restante para completar 100 km em seu país de origem”, disse Fábio.

A rota escolhida começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, depois passa pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, e terminando os 21 km de extensão no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na Praia dos Ingleses. O caminho pode ser percorrido em um dia, já que o nível de dificuldade não é alto.

“Chegamos a pensar em São Paulo, mas achamos que Florianópolis era ideal. Além da facilidade de acesso, com um aeroporto internacional próximo, a ilha já tem alguns caminhos que são usados como preparação para o de Santiago, além da questão da segurança”, explicou Farah.

Apesar de já ter sido oficialmente reconhecido e integrado ao trajeto histórico desde 27 de abril, só a partir do dia 29 de junho os peregrinos poderão ter suas credenciais carimbadas nas quatro igrejas que fazem parte do Caminho Brasileiro.