SANEAMENTO BÁSICO É NOSSA BANDEIRA

Moradores de três bairros não podem ligar o esgoto na rede da Casan

Sistema de coleta de Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui aguarda ampliação da estação de tratamento

COMPARTILHE ›

saneamento-basico-bandeira

Foto: Jaime Júnior / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Jaime Júnior / Jornal Conexão Comunidade

Os moradores dos bairros Cacupé, Santo Antônio e Sambaqui, no Norte da Ilha, estão sendo orientados pela Casan para não ligar o esgoto na rede já existente no bairro, que ainda não está em operação. A companhia diz que se isso ocorrer, possivelmente esses lugares podem enfrentar problemas ambientais e de balneabilidade. Foram instalados 12,8 quilômetros de tubulações para coleta do esgoto, mas estas redes aguardam a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Saco Grande para que possam entrar em funcionamento.

Em nota, a Casan diz que a estação de tratamento não foi erguida em paralelo à colocação da rede de coleta ‘por dificuldade de entendimento por parte da comunidade local e de ambientalistas’ sobre a importância e a segurança de equipamentos desse tipo. O projeto deve ser financiado pela Agência Japonesa de Cooperação (Jica).

Para fortalecer o alerta, a Companhia encaminhou aos moradores, via correio, folhetos educativos, intensificando a divulgação que está sendo realizada em seus canais institucionais.

ORIENTAÇÕES PARA QUEM NÃO TEM REDE DE ESGOTO

– Em regiões que ainda não contam com rede pública de esgotos, mantenha seu tratamento individual de fossa e sumidouro
– Faça periodicamente a limpeza da fossa com auxílio de caminhão devidamente regularizado
– A caixa de gordura também deve ser limpa periodicamente
– No caso de serviço por caminhões limpa-fossa, o prestador pode limpar também a caixa de gordura
– No caso de limpeza manual, o material sólido retirado da caixa de gordura deve ser colocado em um saco de lixo e descartado junto aos demais resíduos coletados pela Comcap
– No caso de estabelecimentos como restaurantes, a frequência de limpeza deve ser bem maior, em alguns casos até toda semana