ESPORTE

Morador de Ingleses vai carregar a tocha olímpica em Santa Catarina

Renan Fischer é o idealizador de um projeto que dá aulas de tênis para crianças e adolescentes

COMPARTILHE ›
Foto: Aquivo Pessoal
Foto: Aquivo Pessoal

Idealizador do projeto ‘Tênis Esperança’, Renan Fischer, morador da Praia dos Ingleses, foi escolhido como um dos condutores da tocha com o fogo olímpico na passagem por Santa Catarina. Renan vai conduzir o símbolo das olimpíadas no dia 12 de julho na cidade de Blumenau. A escolha de Renan ocorreu em virtude do projeto que dá aulas de tênis para crianças e adolescentes no Norte da Ilha há 10 anos.

O percurso da tocha em Blumenau ainda será definido, mas Renan vai percorrer 300 metros com o fogo símbolo dos jogos. A definição dos nomes dos condutores de tocha já ocorreu. Além de Renan, atletas e outros nomes ligados ao esporte vão ter a honra de carregar a tocha.

Renan é aposentado e coordena o projeto há 10 anos aqui no Norte da Ilha. Ele se diz uma pessoa apaixonada por esportes, e que usa essa paixão para mudar a vida de jovens. O ‘Tênis Esperança’ tem uma regra básica: só se mantem no projeto, crianças que passam de ano na escola. Além de treinamento, as crianças que integram a equipe de competição, ganham bolsas de inglês.

LEIA A ENTREVISTA COM RENAN:

JCC: Como foi a escolha do teu projeto?

Renan: Muitas pessoas indicaram nosso projeto. Ele passou por uma seleção entre muitos inscritos e foi aprovado. O critério é ver projetos que usaram o esporte na formação de cidadãos. Essa escolha do meu nome é muito mais importante pra quem curte o esporte, como eu. É um orgulho!

JCC: Como está funcionando o Tênis Esperança?

Renan: Hoje eu passei para os jovens Ulisses e o Guilherme para que eles cuidem do projeto. Os dois fazem faculdade de educação física e são habilitados pela Federação Catarinense de Tênis. Faço uma cobrança neles para que o projeto fique ativo. Esse ano o projeto completa 10 anos.

JCC: Quando vai ser o teu momento de carregar a tocha?

Renan: Vou carregar a tocha em Blumenau no dia 12 de julho. Vamos de ônibus pra lá com todo o pessoal para aproveitar o momento. Se me mandassem pro norte do país eu iria. Estou muito feliz.

JCC: Qual a mensagem que você deixa após essa escolha?

Renan: A tocha olímpica tá sendo como um troféu pra nós. Ela passa a mensagem de paz e união dos continentes. O esporte tem um lado muito importante para crianças e adultos. Eu preciso do esporte para viver, até pela integração social. Temos que dividir espaços e tal. La nos Estados Unidos, por exemplo, é lei ter uma quadra de esportes. Aqui o filho de pobre precisa pagar ou morar em um condomínio de luxo.