ATÉ NA IGREJA...

Irregularidades são encontradas em igreja bicentenária do Norte da Ilha

Construção interna sem projeto e materiais inflamáveis em local impróprio foram identificados

COMPARTILHE ›

Uma fiscalização do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município (Sephan) encontrou irregularidades na Paróquia Nossa Senhora das Necessidades, igreja bicentenária localizada em Santo Antônio de Lisboa. Uma delas foi a construção de um forro e um mezanino no consistório, sem projeto e autorização do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). Os fiscais também localizaram material inflamável estocado em local impróprio dentro da paróquia.

“Providenciaremos um laudo técnico em relação as irregularidades encontradas, e vamos solicitar posteriormente as providências a serem tomadas pela paróquia”, ressaltou o gerente do SEPHAN, Rafael de Lima.

A visita também propiciou a restauradora, Maria Anilta Nunes, e a arquiteta Karina Paseggio, uma conversa com o Pároco Padre Ednei e representantes da Fundação Catarinense de Cultura (FFC), a restauração do altar da Capela do Santíssimo,

Na segunda visita, a equipe realizou uma avaliação da Caixa D’Agua da Ponta do Sambaqui, construída no início do século para abastecer as embarcações da Marinha do Brasil, que ancoravam naquele local. Atualmente a estrutura encontra-se em desuso e a pedido da Associação do Bairro de Sambaqui (ABS), foi avaliada a possibilidade da demolição da mesma para evitar problemas sanitários, como a proliferação do mosquito da dengue. No entanto, foi verificado que por iniciativa da Intendência de Santo Antônio de Lisboa, a caixa foi devidamente coberta e lacrada, evitando tais problemas, mantendo preservado este importante local de memória da história de Florianópolis.