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Internet wi-fi no Terminal Santo Antônio de Lisboa começa a funcionar nesta semana

Quem utiliza cartão do sistema, deve inserir o número de identificação para ter sinal ilimitado

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Foto: Divulgação
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A internet wi-fi passa a funcionar nesta quinta-feira (01) no Terminal de Santo Antônio de Lisboa no Norte da Ilha em Florianópolis. Usuários do transporte público tem acesso ao sinal mediante a um cadastro feito pelo próprio smartphone no sistema elaborado pelo Consórcio Fênix. Quem utiliza cartão, deve inserir o número de identificação para ter sinal ilimitado.

“Aqueles que já tem o cadastro e percorreram outros terminais que já possuem internet, já vão poder ter acesso nesta conectividade. (…) O cadastro é muito simples e o sinal é liberado por 60 dias com a ativação de um e-mail enviado pelo Consórcio. Caso o passageiro pague só em dinheiro, ele precisa de um cartão cidadão para ter sinal ilimitado. Quem ter cartão de Vale Transporte ou Cidadão, informa o número e usa a internet”, confirmou Rodolfo Guidi, Coordenador Técnico do Consórcio Fênix.

A instalação faz parte da modernização dos terminais promovida pelo operador do sistema de transporte em Florianópolis. Quem fizer o cadastro, pode inserir na primeira ação o número do cartão passe rápido no sistema para ter internet ilimitada.

Para Novembro, o cronograma prevê a instalação de internet sem fio no Terminal Canasvieiras, um dos mais movimentados da cidade.

OUTRO PASSO

Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Um projeto piloto já divulgado pelo Jornal Conexão Comunidade com exclusividade, pode virar realidade em 2017. O sinal de internet vai ser disponibilizado nos ônibus executivos. Um veículo já trafega por linhas do Norte da Ilha com o sistema em teste e o Consórcio está recebendo o feedback dos passageiros quanto a qualidade do sinal.

PASSO A PASSO PARA SE CONECTAR

1. Como posso ter acesso à rede?
O acesso é muito simples:
– Identifique e selecione a rede fenixconecta no seu aparelho (smartphone, tablet ou computador).
– Será preciso preencher um cadastro com o seu CPF, além da criação de um login de acesso e senha. É necessário um e-mail válido para realizar o cadastro. Daí em diante, em cada novo acesso, a rede solicitará apenas o login (e-mail) e senha.
– Ao se cadastrar, um e-mail de ativação será enviado para o endereço informado, e o cliente tem 48 horas para validar o mesmo. Durante estas 48 horas, o acesso a rede é liberado para navegação normalmente.
– Caso em 48 horas você não realize a confirmação, o cadastro será cancelado e será necessário reiniciar o processo.
– É necessário estar em um dos terminais e conectar-se à rede “fenixconecta” para realizar o cadastro. A conexão não pode ser realizada através de outras redes ou mesmo pelo site do Consórcio.
– É importante ressaltar que o aparelho do cliente deve estar com o compartilhamento de conexão desabilitado. Esta é aquela opção que você liga para usar a navegação do seu 3G de celular em seu notebook, por exemplo. Caso a mesma esteja habilitada, os sistemas de segurança do fenixconecta podem impedir o seu aparelho temporariamente de utilizar a rede do terminal.

2.Todo cliente do sistema pode usar o fenixconecta?
Inicialmente sim, bastando o usuário ter um dispositivo compatível com o sistema wifi e realizar o seu cadastro no sistema. Porém, em 60 dias, o sistema vai solicitar um número de cartão Passe Rápido para validação. Caso este não seja informado, a navegação será bloqueada até regularização. É necessário informar um número válido de cartão, que tenha sido usado pelo menos uma vez nos últimos 40 dias (seja para recarga, seja para passagem). O número a ser informado é o código pequeno que aparece no rodapé dos cartões (pode variar de 8 a 10 dígitos).
O Consórcio optou por esta solução para permitir ao cliente que providencie seu cartão passe rápido caso ainda não o possua. Aproveite esta novidade e conheça os benefícios de pagar em cartão eletrônico e ainda usufruir de uma internet gratuita de alta velocidade.

3. Porque preciso me cadastrar com o CPF?
Essa é uma exigência legal, prevista no Marco Civil da Internet, para identificar os usuários da rede fenixconecta. Sem o CPF não será possível realizar o cadastro e, consequentemente, a navegação, conforme determina a lei.

4. Posso utilizar minha conta em mais de um aparelho?
Sim. A navegação é controlada por login e senha pessoal, o que possibilita a navegação em mais de um aparelho, seja smartphone, tablet ou computador. Porém, caso o usuário use seu login e senha em um aparelho que não de sua propriedade, passa a ser responsável pela navegação do terceiro. É importante ressaltar que dois aparelhos diferentes não podem usar o mesmo login simultaneamente.

5. Qual será o procedimento para turistas estrangeiros?
O Consórcio Fênix está estudando como fazer o cadastro de turistas estrangeiros de forma a garantir o cumprimento do Marco Civil da Internet.

6. Quanto tempo terei de internet gratuita?
Cada usuário tem o direito a usar o serviço 1 (uma) hora por dia para cada terminal do sistema integrado, não cumulativo. Ou seja, se eu passo por dois terminais, o tempo de conexão restante do terminal anterior não se transfere para o próximo. Este tempo de 1 hora é baseado no limite máximo médio para conexão dos veículos em terminais de integração. O tempo começa a contar do momento de login do cliente na rede com seu e-mail e senha, em cada terminal.

7. Qual a velocidade de conexão disponível na rede fenixconecta?
Disponibilizamos uma rede de fibra ótica conectando todos os terminais, dedicada sob demanda. Isso permitirá o acesso a uma ampla oferta de conteúdo informativo, restringindo apenas os downloads de materiais mais pesados, como filmes ou aplicativos específicos.

8. Quando teremos internet em todos os terminais?
O acesso à internet pela rede fenixconecta estará disponível em todos os terminais até o fim de 2016. A disponibilidade de sinal em cada terminal será divulgada pelo Consórcio Fênix conforme implantação.