PROMESSÔMETRO!

Gean visita o Jornal Conexão Comunidade e faz promessas ao Norte da Ilha

Candidato afirmou que vai atacar o problema do esgoto, se eleito, ainda durante a transição de governo

COMPARTILHE ›
Foto: Jaime Júnior / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Jaime Júnior / Jornal Conexão Comunidade

O candidato Gean Loureiro (PMDB) visitou o Jornal Conexão Comunidade no sábado (03), onde fez promessas ao Norte da Ilha em relação as principais demandas da região. Saneamento e segurança foram os principais temas abordados na entrevista feita pela jornalista Luzia Vidal. O candidato afirmou que vai atacar o problema do esgoto, se eleito, ainda durante a transição de governo.

Foto: Jaime Júnior / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Jaime Júnior / Jornal Conexão Comunidade

Gean fez uma caminhada com integrantes da coligação política que compõe sua chapa à Prefeitura de Florianópolis. Após o ato político pelas ruas de Ingleses, onde ouviu a população sobre as principais demandas do bairro, distribuindo material de campanha, o candidato visitou o Jornal Conexão. Ao final da entrevista, Gean ganhou adesivos e uma camiseta da campanha promovida pelo JCC ‘O Norte da Ilha é Tudo de Bom’.

A entrevista em áudio será executada no programa Conexão Notícias às 11h desta segunda-feira (05). O Jornal Conexão Comunidade está abrindo espaço aos candidatos à prefeitura que procurarem a redação para expor as propostas para a região. O contato pode ser feito pelo 48 3365 8189 ou pelo e-mail emanuelsoares@jornaloconexao.com.br

LEIA A ENTREVISTA COM GEAN

JORNAL CONEXÃO: Candidato, aqui no Norte da Ilha temos problemas sérios de saneamento básico. Canasvieiras é um caso a parte, já que todo o bairro tem rede de esgoto. Existem ligações irregulares e extravasamento de esgoto da Casan. Como o senhor vai reverter esse processo?

GEAN: Primeiro deixar bem claro. A responsabilidade do saneamento é da prefeitura e vamos assumir essa responsabilidade. Nosso papel é ter uma gestão do contrato com a Casan que possa cobrar as metas estabelecidas no plano municipal de saneamento ambiental. Rever essas metas, já que a legislação previa essa revisão que ainda não aconteceu após cinco anos. Temos pontos críticos relativos ao tratamento de esgoto em Canasvieiras e nos Ingleses. Parte da Cachoeira do Bom Jesus ainda está despejando direto no Rrio do Bráz que tá causando toda essa poluição. Nos Ingleses não é diferente. Tem parte da rede de esgoto concluída, mas ainda não ligada ao sistema. A necessidade da estação de tratamento de Canasvieiras não suportar tudo que recebe; já tem um contrato de execução de uma nova estação em Canasvieiras. Pra isso vou ser um prefeito que vou estar a frente da gestão do contrato, exigindo o cumprimento das metas e permitindo avançar na orientação da fiscalização das ligações clandestinas. Queremos buscar um financiamento para que as ligações possam ser refeitas.

JORNAL CONEXÃO: Quais seriam as ações no primeiro mês de governo em virtude do esgoto e da balneabilidade? Isso precisa ser atacado já em janeiro.

GEAN: Não vamos atacar em janeiro. Após o resultado da eleição, a primeira visita que vou fazer será ao atual prefeito César Souza Júnior. Eu mesmo vou coordenar a transição e as ações serão feitas de imediato. Não posso esperar o dia primeiro, pra iniciar as atividades. Eu como deputado estadual já venho cobrando uma série de iniciativas, tanto que a construção da estação de esgoto já vem sendo realizada. Nós queremos a conclusão antes do verão e uma campanha de orientação para permitir que o problema do verão passado não ocorra.

JORNAL CONEXÃO: Segurança pública. A comunidade está pedindo maior estrutura para a PM aqui do Norte da Ilha. Como o senhor vai atacar esse sério problema da nossa região?

GEAN: Nós vamos integrar as estruturas de segurança pública. O efetivo da PM não é suficiente, entretanto mais do que o peso político da cobrança, nós queremos que a Guarda Municipal possa trabalhar de maneira integrada também nos bairros. Hoje, praticamente, ela atua no centro e no continente. Não conseguimos observar mais saídas de escola com a presença da guarda, não se tem mais nenhum policiamento preventivo realizado. Eles estão trabalhando com base; quando ocorre o sinistro a polícia aparece pra buscar a solução. E chamar a população para bons projetos como o vizinho solidário.

JORNAL CONEXÃO: Lazer é outro tema que a comunidade clama por muito tempo. Como o senhor pretende resolver essa questão?

GEAN: É uma vergonha os Ingleses não ter uma grande área de lazer. Eu realizei um programa eleitoral onde trouxe o exemplo do parque de Coqueiros e cito que os Ingleses deveria ter uma estrutura como aquela. Nós temos espaços que podem ser destinados a essas grandes áreas de convivência com a população que envolve pista de caminhada, parquinhos infantis, academias ao ar livre… Tá faltando vontade pra isso se concretizar. Já se discutem os espaços que podem ser referência na comunidade. Temos um compromisso. Todos os bairros vão ter área e vamos trabalhar começando pelos Ingleses.

JORNAL CONEXÃO: De que forma os partidos coligados vão trabalhar na sua coligação?

GEAN: Esses 15 partidos tem compromisso com resultados. Não tenho nenhum compromisso de dar secretarias para o partido A, B ou C. Nós vamos ter escolhas técnicas para todas as secretarias. Vamos diminuir o tamanho da máquina pública diminuindo secretarias, cargos de confiança, permitindo retomar o investimento. Não temos mais pavimentação de vias públicas, não temos mais investimentos nos bairros de Florianópolis. Esse é meu compromisso.

JORNAL CONEXÃO: O que o eleitor pode ter como certeza da sua administração, se o senhor for eleito?

GEAN: Primeiro um prefeito presente que vai acordar cedo, dormir tarde, arregaçar as mangas e trabalhar junto. Eu por característica vou ouvir sempre a comunidade. Vamos ouvir, discutir, decidir e realizar.