SANEAMENTO BÁSICO É NOSSA BANDEIRA

Fórum sobre água, esgoto e saneamento no bairro será realizado pela Acif Ingleses

Evento acontece nesta quarta-feira (16) e vai reunir representantes da Casan, Codeni e Associações de Pescadores. Também haverá apresentação de estudo sobre os pontos críticos de contaminação do Rio Capivari, assinado pela química Viviane Ventura.

COMPARTILHE ›

saneamento-basico-bandeira

Fotos: Polidoro Júnior / Divulgação
Fotos: Polidoro Júnior / Divulgação

Um dos bairros mais populosos de Florianópolis e que recebe milhares de turistas na temporada de verão vai debater suas condições da água. Moradores e empresários dos Ingleses se reúnem nesta quarta-feira (16) para discutir a situação atual e buscar soluções para os problemas de água, esgoto e saneamento na região. O evento, uma iniciativa da Regional Ingleses da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), é gratuito mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível e será realizado Auditório do Colégio Santa Terezinha.

A programação inicia às 19h, com abertura do diretor da ACIF Ingleses, Samuel Koch, do presidente da ACIF, Sander DeMira, e do presidente do Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha (Codeni), Luis César Costa. Na sequência, haverá apresentações do Programa ReÓleo, sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado nas residências e nos estabelecimentos comerciais; da Associação de Pescadores, sobre os impactos da poluição na pesca e como estes profissionais podem colaborar com o meio-ambiente; do Codeni, sobre os problemas de saneamento e mau-cheiro no Norte da Ilha; e da Casan, sobre as obras de esgoto nos Ingleses e Santinho. Também será apresentado um estudo, assinado pela química Viviane Ventura, mostrando os pontos críticos de contaminação microbiológica no Rio Capivari.

Segundo Samuel Koch, diretor da ACIF Ingleses, o bairro cresceu muito, sem planejamento, e hoje os problemas de saneamento são muitos, ficando ainda maiores na temporada. “O saneamento é uma das questões que mais nos preocupa e é uma das prioridades para a nossa Regional. Inclusive, temos um grupo de trabalho específico para acompanhar o tema”, explica. A atuação e os resultados do trabalho do GT de Saneamento da ACIF Ingleses também serão apresentados durante o evento.