Emanuel Soares: “No que adianta a fumaça da Casan se ela não tem poder de polícia?”

emanuelramon@gmail.com

COMPARTILHE ›

colunista-banner-emanuelA Casan começou a colocar fumaça na rede de esgoto para identificar ligações irregulares no Norte da Ilha. Tudo começou em Canasvieiras com bons resultados. Ligações clandestinas da rede pluvial na rede de esgoto foram encontradas na Rua Antônio Heil. A água da chuva não pode ir para o tratamento de esgoto. Enfim… Louvável esta ação da companhia de saneamento.

Aí me pergunto: No que adianta a fumaça da Casan se ela não tem poder de polícia? Quem tem o poder de fiscalizar é a prefeitura. Mas como vai ocorrer? Quando são identificadas, as irregularidades serão comunicadas à prefeitura. Quem garante que não vai morrer alí essa preciosa informação? Como as ausências do poder público são comuns, ontem eles não estavam presentes.

Então, é a hora de pensar. Faltam poucos meses para uma nova temporada de verão. Estamos a mercê de um grande problema de poluição no Norte da Ilha. Serão praias impróprias e viroses, muitas viroses…

Se a responsabilidade de fiscalizar e multar quem está com o esgoto irregular é da prefeitura, onde estão os vereadores que não fiscalizam o executivo municipal? Estão em seus gabinetes pensando nas campanhas eleitorais deste ano enquanto a população sofre com o descaso e o abandono.