O NORTE DA ILHA É TUDO DE BOM!

Daniela planta primeira horta comunitária do Norte da Ilha

Comunidade organizou o mutirão e a Comcap forneceu composto orgânico e cepilho e suporte técnico

COMPARTILHE ›

 

Foto: Adriana Baldissarelli / Comcap
Foto: Adriana Baldissarelli / Comcap

LOGO NORTE DA ILHAMoradores da Daniela implantaram sábado (29) a primeira horta comunitária do Norte da Ilha de Santa Catarina. Em torno de 40 pessoas colocaram a mão na terra para plantar 2,2 mil mudas de hortaliças e sete árvores frutíferas numa área verde de uso público. Na semana anterior, foi implantada a horta modelo no Parque Jardim Botânico com a participação de 167 voluntários. Com o estímulo da Comcap, Florianópolis experimenta a expansão do fenômeno da agricultura urbana.

A comunidade organizou o mutirão e a Comcap forneceu composto orgânico e cepilho (podas urbanas trituradas) e suporte técnico. Mais adiante, a intenção é estimular a entrega voluntária de resíduos orgânicos para implantar a compostagem no local, confirma Antonio Carlos de Borja, o Toninho, presidente do Conselho Comunitário Pontal do Jurerê – Praia da Daniela.

A psicanalista Rosi Bergamaschi Chraim, que mora na Daniela desde 2000, era uma das “superfelizes” com o trabalho coletivo. Segundo ela, além da chance “de fazer laço com outro, com o vizinho, e de compartilhar com as crianças o cuidado com a terra, o mutirão mostra que se a comunidade fizer junto, pode fazer muitas coisas”.

Moram no balneário cerca de 1,2 mil pessoas, são 500 casas ocupadas o ano inteiro, no cálculo do presidente do conselho comunitário. Na alta temporada, o número de habitantes mais do que triplica, sendo que entre Natal e Réveillon chega a aumentar em até 10 vezes.