Cristiano Vieira: “Toda a crítica é construtiva?”

contato@jornalconexao.com.br

COMPARTILHE ›

cristiano-banner-colunista-site-topoA melhor maneira de esquivar-se de uma crítica é dizer que ela não é construtiva, os mais radicais dizem que ela á destrutiva, os mais dramáticos podem atingir altos índices de depressão, sentirem-se desnorteados e aí por diante. Bem, eu acredito que toda critica seja construtiva!

Mas afinal, o que é uma crítica? Segundo o dicionário Aurélio: Conjugação do verbo criticar.
Que evidencia qualidades ou defeitos de algo.

Quando recebo uma crítica analiso se ela veio associada a palavra critério, ou seja, como meu “crítico” analisou os fatos para definir meus defeitos ou minhas qualidades? Será que foi sobre uma atitude pontual, um conjunto de ações?

Mas o primordial para definir a quão construtiva seja uma crítica não é o que ela diz e sim a maneira com a qual você recebe e o que faz com ela, até mesmo porque o fato da intenção da crítica ser construtiva não significa que a pessoa que a fez tenha habilidade em comunicá-la da melhor forma.

O primeiro passo para receber bem a crítica é analisar quem a está fazendo, qual o histórico de comentários desta pessoa sobre terceiros, se o seu crítico tem como hábito destacar apenas o lado negativo das pessoas, neste caso ele não deve ser levado a sério, o ideal era que nem ouvido fosse.

Porém se este crítico tiver credibilidade, mesmo que acene destacando seus defeitos de forma agressiva, lhe desorientando ou causando furor de que a crítica foi destrutiva você deve recebê-la e analisar friamente o que realmente lhe agrega daquilo tudo.

Independentemente de quem faça a crítica o importante é prestar mais atenção no conteúdo do que está sendo dito do que na forma que está sendo dito.

Eu posso transformar a crítica em elogio, comentário ou em opinião e neste caso, cada um tem a sua.

Considere crítica apenas o que for dito diretamente para você, o que for dito a outros sobre você, quando positivo, é apenas um comentário e o negativo fofoca.

Agora pare e pense quantas vezes você foi crítico? Se suas críticas foram destacando o lado positivo ou negativo das pessoas e principalmente qual a proporção.

O que você faz com as críticas que recebe é o que define se elas serão construtivas ou não.

 Faça desta uma excelente semana!