contato@jornalconexao.com.br

Cristiano Vieira: “A empresa do vizinho é melhor do que a minha!”

COMPARTILHE ›

cristiano-banner-colunista-site-topoE quem achava que apenas a mulher do vizinho era melhor do que a nossa… dito popular a parte, vamos falar desta sensação que muitos empresários possuem em relação a sua empresa.

Comparar profissionais e resultados com os “vizinhos” é algo comum entre empresas, seja do mesmo seguimento ou não. Mas qual o seu discernimento nesta comparação?

E quando conversando com o vizinho vem aquela vontade de mudar tudo, aquela sensação de que estamos fazendo tudo errado. Será?

Claro que você não está fazendo tudo errado e talvez esteja melhor do que seu vizinho. Se queremos comparar devemos ser extremamente criteriosos.

Comece avaliando a imagem de ambas no mercado, depois compare produtos, verbas de marketing, estrutura física, desenvolvimento humano, tamanho das empresas e por último avalie seus profissionais de maneira isolada. Deixe a emoção de lado e pergunte a si mesmo: O que meus profissionais fariam com a estrutura do meu vizinho e o que meu vizinho faria com a minha estrutura?

Buscar melhorias em seus resultados passa por métodos, processos e planejamento e não por comparações.

O fato de um restaurante cobrar a mais do que o outro pelo mesmo prato não é sinônimo de que oferece a melhor comida. A variação pode ser na compra dos ingredientes, valor de mão de obra entre outros. O mesmo ocorre nas empresas, independente do garçom que levará o prato a mesa, ou seja, para avaliar o resultado da minha empresa preciso olhar e entender a minha cozinha e não a do vizinho. Não consigo produzir uma omelete sem ovos.

Saber mensurar a capacidade técnica de sua equipe, seu produto e principalmente seu fluxo de investimento permitirá uma análise real de seus resultados e se estiver dentro do planejado, pouco importa seu vizinho.

Conhecer o mercado, concorrência e tendências não é comparação é estudo. Mas quando a comparação for inevitável, assegure-se de comparar-se ao melhor produto, a melhor empresa e aos melhores processos.

Da mesma maneira que achamos a mulher do vizinho melhor do que a nossa ele acha a nossa melhor do que a dele.

Façam desta uma grande semana!