APÓS A RESSACA...

Construções que estão próximas a praia serão notificadas pelo poder público

Vários pontos do litoral foram afetados pela destruição causada pelo mar nos últimos dias na Capital

COMPARTILHE ›

Este slideshow necessita de JavaScript.

As construções que estão muito próximas a Praia em Canasvieiras serão notificadas pelo Prefeitura de Florianópolis, após a ressaca que destruiu muitos pontos do bairro. Algumas dessas construções estão sendo refeitas e isso já chamou a atenção de moradores e comerciantes do bairro. Vários pontos da orla foram afetados pela ressaca dos últimos dias na Capital.

Em entrevista à Rádio CBN Diário, o diretor da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, equipes vão apurar a ocorrência de crime ambiental na região. “Desde que o prefeito soube dos danos, ordenou ações emergenciais. (…) Vamos fazer algumas notificações a proprietários que estão dentro da praia, junto a faixa de areia, e isso vai ser avaliado para ver a legalidade dos reparos que já estão sendo feitos por alguns proprietários”, afirmou.

Na orla da praia, também existem postes que caíram e pedras estão na faixa de areia. Equipes da prefeitura vão avaliar os danos e a Celesc vai promover a recuperação.

CUIDADOS NA HORA DE CONSTRUIR

Muitas áreas do litoral são atualmente consideradas APAs (áreas de preservação ambiental) ou APPs (áreas de preservação permanente). No primeiro caso, qualquer construção demandará estudos ambientais específicos relativos ao impacto ambiental que a construção pode causar. No segundo caso, das APPs, qualquer construção é proibida. Porém, é frequente a compra “cega” de terrenos em áreas de preservação e somente após os primeiros estudos e o desembolso de quantias razoáveis de dinheiro o proprietário descobre que não é permitido construir no local.

Toda construção próxima a praia precisa ter viabilidade do poder público.