CIDADE

Concurso da Guarda Municipal envolve 9 mil alunos da rede municipal de educação

Três primeiros colocados nas categorias desenho e redação serão divulgados durante solenidade no próximo dia 28

COMPARTILHE ›

concurso-redacao-desenho-guarda-municipalUm papel branco, lápis coloridos nas mãos e um punhado de imaginação na cabeça. Foi assim que cerca de 9 mil alunos de 38 escolas da rede pública municipal concorreram na 11º edição do Concurso de Desenho e Redação promovido pelo Setor Educacional da Guarda Municipal de Florianópolis.

Depois de uma intensa seleção que envolveu professores, diretores e a comissão especial da GMF, 15 alunos foram classificados para a etapa final. Os três primeiros colocados serão divulgados no próximo dia 28 de novembro, em solenidade oficial.

O evento conclui o trabalho desenvolvido pelo setor educacional da GMF durante o ano, onde profissionais promovem a educação e conscientização das crianças em relação ao trânsito com palestras e teatros de fantoche.

“São dezenas de palestras, apresentações de teatro e discussões sobre a importância da educação para o trânsito. Ao longo destes 11 anos, muitos dos nossos alunos já se tornaram condutores de veículos. Nosso objetivo é sensibilizar os educandos quanto à importância de agir com consciência e responsabilidade no ato de transitar tendo como respaldo a aquisição de valores, posturas e atitudes na conquista de um ambiente solidário e pacífico entre os indivíduos, uma vez que o trânsito não necessita somente de leis e normas, mas também de amor à vida, solidariedade e respeito ao próximo”, avalia Karina Schimitt, colaboradora do setor.

CONCURSO

Sempre voltado para as questões no trânsito, o concurso abrange crianças e adolescente do ensino fundamental, da rede municipal. Alunos do 1º ao 3º ano concorreram com desenhos e do 4º e 5º ano, participaram com a redação de um conto.

Neste ano o tema envolvia a descrição do trajeto de casa – escola com os elementos do trânsito. Alunos deveriam transcrever seu olhar em relação aos aspectos rotineiros do trânsito. No conto, alunos contaram por meio de histórias os elementos do cotidiano. O resultado surpreendeu os organizadores.

SELEÇÃO

Durante um mês, professores e diretores trabalharam na seleção de três trabalhos por turma. Os selecionados foram encaminhados para a comissão especial da GMF. Uma nova seleção passou pelo crivo técnico da professora de língua portuguesa, Letícia Muza e de artes visuais, Waleska Franceschi, ambas da rede municipal de educação.

Escolas Municipais que tiveram trabalhos selecionados:
EBM Adotiva Liberato Valentim, bairro Costeira
EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, Campeche
EBM Virgílio dos Reis Várzea, Canasvieiras
EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino, Ingleses
EBM José Jacinto Cardoso, Serrinha
EBM Beatriz de Souza Brito, Pantanal
EBM João Francisco Garcêz, Canto da Lagoa
EBM Professor Anísio Teixeira, Costeira
EBM João Gonçalves Pinheiro, Rio Tavares
EBM Antônio Paschoal Apóstolo, Rio Vermelho