REPORTAGEM EXCLUSIVA

Casan tenta cassar liminar que paralisou licitação do esgoto de Ingleses

Empresa desclassificada questiona requisitos exigidos pela Casan, o que provocou a suspensão da abertura dos envelopes

COMPARTILHE ›

saneamento-basico-bandeira

Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

A Casan tem 10 dias para cassar a liminar que paralisou a licitação que prevê a ampliação do sistema de esgoto na região de Ingleses. A obra será financiada pela Jica. O ‘Consórcio Trix – Infracon’ foi desclassificado por não possuir a experiência específica solicitada no edital internacional. A abertura dos envelopes foi cancelada no início do mês de outubro, quando seria conhecida a empresa vencedora do processo.

A companhia vai aguardar a manifestação do Juíz, após encaminhar a documentação informando o que motivou a desclassificação do consórcio. Somente após o período de 10 dias, é que o caso vai ganhar um novo capítulo. Se a liminar for cassada, os envelopes serão abertos e a ordem de serviço será assinada em até um mês.

“Se o juíz der ganho para a empresa, teremos que refazer o parecer, pedir não objeção para a agência japonesa. Aí pode demorar mais 40 dias, antes de abrir os envelopes”, disse o gerente de construção da Casan, Fábio Krieger.

Foram habilitados os consórcios LFM-Cesbe, AGC-Ingleses, GEL-Telar, KMG-CTL-Melhor Forma e a Construtora Elevação.

OBRAS

Foto: Projeto da Estação de Tratamento / Reprodução
Foto: Projeto da Estação de Tratamento / Reprodução

O projeto foi lançado em 2015 ao valor de R$ 64,4 milhões, com financiamento da Agência de Cooperação Japonesa, Jica. O objetivo é ampliar a rede em 59 quilômetros, chegando a 4,7 mil residências. Hoje, a rede de coleta pública de efluentes que está presente em somente 1/3 do balneário. A obra contempla também nove estações elevatórias e 7 quilômetros de linhas de recalque (canos que transportam o esgoto bombeado pelas elevatórias até a estação de tratamento). O prazo de execução é de 30 meses, com diminuição nas atividades durante a temporada de verão.