PRAZO ANOTADO!

Casan promete estação de tratamento de esgoto até o final do ano em Canasvieiras

Capacidade de tratamento será de 100 litros por segundo, conforme projeta a companhia

COMPARTILHE ›

Uma das ações para minimizar os impactos da poluição no Rio do Bráz e no mar foi prometida pela Casan. A companhia anunciou a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto ‘compacta’ com financiamento da Caixa Econômica Federal em Canasvieiras. A estrutura terá capacidade de tratamento de 100 litros por segundo. A promessa é que a estação esteja funcionando antes da próxima temporada de verão.

LEIA MAIS
– “Não dá pra fazer relação direta entre balneabilidade e as viroses”, diz prefeito
– Saúde estadual diz que Florianópolis vive um surto de diarreia
– Dr Dinarte: “O que vivemos é um surto de viroses”
– Dique bloqueia foz do Rio do Bráz para tentar diminuir poluição
– Viroses chegam mais cedo e lotam farmácias e Pronto Atendimento

O projeto técnico da Estação será concluído de forma emergencial ainda em janeiro para que a Empresa possa encaminhar o pedido de licença ambiental à Fatma e lançar o edital de licitação. Ela ficará localizada ao lado da atual estação de tratamento na Cachoeira do Bom Jesus. Os engenheiros estimam em R$ 8 milhões o valor do investimento, sendo que a Empresa já tem R$ 5 milhões da Caixa Econômica Federal (CEF). O restante será custeado pela própria CASAN. O tratamento será em nível terciário, com remoção de nutrientes e coliformes.

Esta é a segunda estação prometida para o Norte da Ilha pela Casan. Para março, a companhia acredita que vai dar a ordem de serviço para a ampliação da rede de esgotamento sanitário em Ingleses e Santinho, contemplando a construção de uma estação de tratamento de esgoto. Ela será de nível terceário e o efluente tratado será depositado no Rio Capivari em Ingleses.

O plano de ações emergenciais para o Rio do Brás contempla ainda a instalação, que deve se encerrar na próxima semana, de um emissário que transportará o excesso de efluentes até a Estação de Tratamento. E mais o subsídio às despesas da limpeza do canal.