SANEAMENTO BÁSICO É A NOSSA BANDEIRA

Casan faz limpeza no entorno do Rio do Brás com apoio da prefeitura

Margens já foram roçadas pela Comcap e agora o objetivo é recolhimento de entulho e lixo acumulados às margens e dentro do rio

COMPARTILHE ›

saneamento-basico-bandeira

Foto: Casan / Divulgação
Foto: Casan / Divulgação

A Casan realizou nesta terça-feira (8), em conjunto com Comcap e Fundação Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), uma limpeza no entorno do Rio do Brás, em Canasvieiras. As margens já foram roçadas pela Comcap e agora o objetivo é recolhimento de entulho e lixo acumulados às margens e dentro do rio.

“Essa é uma ação de aspecto mais visual, mas também consideramos importante tanto para moradores quanto para visitantes que virão a Canasvieiras no verão”, informa o superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Lucas Arruda.

A limpeza que prossegue durante todo o dia se iniciou na praia, próximo ao local em que periodicamente o Rio do Braz desemboca no mar, e segue canal adentro. A atividade será repetida no mês de dezembro, antes do início da alta temporada.

A atividade desta terça integra um conjunto de quatro ações ligadas diretamente ao rio, como a implantação de uma Unidade de Recuperação Ambiental (URA) para filtrar a água historicamente poluída, a desobstrução dos canais do Braz e do Papaquara e o Estudo Ambiental em andamento para o desassoreamento.

A implantação da URA, que contou com a concordância da Justiça Federal e do ICMbio, será instalada em terreno do Sapiens Park. “´É um equipamento pré-moldado que deverá estar em funcionamento nesta temporada”, garante Arruda. Também em dezembro a CASAN entrega à comunidade a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Canasvieiras, que vai tratar mais 100 litros por segundo.