RIO VERMELHO 186 ANOS

Aniversário de Ingleses e Rio Vermelho não é no mesmo dia, diz historiador

Bairro foi criado por decreto em 1943, mas se desligou oficialmente do Rio Vermelho só em 1948

COMPARTILHE ›
Aniversário de Ingleses e Rio Vermelho não é no mesmo dia, diz historiador
Foto: Jornal Conexão Comunidade

Moradores de Ingleses e Rio Vermelho não comentam outra coisa nessa época do ano. As conversas entre vizinhos e amigos são pautadas em relação ao aniversário do bairro que originou Ingleses. Toda essa área terra, da ponta da Lagoa da Conceição até onde está atualmente Ingleses, chamava-se Rio Vermelho. O decreto que criou esse distrito foi formulado em 11 de Agosto de 1831 dentro do município de Nossa Senhora do Destêrro, então nome de Florianópolis. Por causa do antigo nome, moradores insistem em comemorar equivocadamente o aniversário do bairro Ingleses também em 11 de agosto, só que o bairro foi criado somente em 31 de Dezembro de 1943 por um ‘Decreto Lei Estadual’ que nominou essa extensão de terra próxima ao mar de Praia dos Ingleses.

LEIA MAIS:
– Rio Vermelho 186 anos: O bairro que nasceu no meio do atlântico
– Aniversário de Ingleses e Rio Vermelho não é no mesmo dia, diz historiador
– Prefeito busca verbas para retomar obras abandonadas no Rio Vermelho
– Prefeitura diz que está alinhando melhorias em linhas de ônibus do Rio Vermelho

Segundo o historiador e professor, Nereu do Vale Pereira, uma das figuras mais importantes da história florianopolitana, Ingleses nasceu oficialmente em 1943, mas continuou ligado ao Rio Vermelho. Nessa época, houve uma modificação de nomes em bairros e Santo Antônio de Lisboa passou a se chamar Rerituba.

“Com esse decreto, houve uma revisão de nomenclaturas de distritos, criou outros distritos e trocou nomes. (…) Ingleses nasceu em 1943 com esse decreto. (…) Em 1945 caiu a ditadura Vargas. Em 1946, fizeram uma nova constituição e os Estados e municípios voltaram a ter autonomia gestora. Daí, depois Florianópolis fez uma nova revisão das nomenclaturas”, disse.

Foto de 80 anos mostra o avanço populacional na Praia dos Ingleses
Foto: Divulgação

Segundo o professor, quando Ingleses foi desmembrado oficialmente do Rio Vermelho por uma lei de 1948, o bairro ganhou uma Intendência própria, se desligando oficialmente do Rio Vermelho que já tinha uma Intendência. Nessa época, Ingleses teve uma alteração de nomenclatura e passou a chamar-se Ingleses do Rio Vermelho, nome que carrega até os dias atuais.

Oficialmente, Santinho, bairro dividido de Ingleses e Rio Vermelho pelas dunas, pertence ao distrito de Ingleses. O nome ‘Praia do Santinho’ ocorreu por causa de uma das inscrições rupestres de cinco mil anos que mostram um homem com uma espécie de coroa e nos tempos passados, pescadores faziam oferendas para esta figura na praia.

INGLESES DO RIO VERMELHO

Aniversário de Ingleses e Rio Vermelho não é no mesmo dia, diz historiador
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

O nome ‘Ingleses do Rio Vermelho’, que faz lembrança ao bairro que o originou, é usado até hoje. Alguns registros de empresas como bancos, por exemplo, não reconhecem Ingleses como bairro e as cartas acabam sendo nominadas como Rio Vermelho. Porém, as placas que indicam as ruas (foto acima) mostram o distrito como Ingleses do Rio Vermelho.

GENTIL MATHIAS DA SILVA

Aniversário de Ingleses e Rio Vermelho não é no mesmo dia, diz historiador
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Gentil Mathias da Silva foi o primeiro intendente dos Ingleses. Hoje, o nome de uma das figuras mais ilustres da época e que comandava a política do bairro quando foi criado, batiza a escola que foi uma das primeiras dos Ingleses. Segundo a secretaria de Educação, a Escola Isolada da Praia dos Ingleses foi criada um ano após a formação do bairro, em 1944. A instituição passou a chamar-se Gentil Mathias só em 1975. Naquele tempo antigo, alunos de todos os bairros do Norte da Ilha vinham estudar na escola. Quem vinha do Rio Vermelho, utilizava estradas de terra rodeadas por vegetação.

 NAVIO INGLÊS
Aniversário de Ingleses e Rio Vermelho não é no mesmo dia, diz historiador
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Ingleses ganhou esse nome por causa do naufrágio de um navio no século XVII. Os mais antigos moradores creditam o nome ao barco que era de origem inglesa, mas pesquisadores da ONG Projeto de Arqueologia Subaquática afirmaram em 2009 que o navio era pirata. A embarcação pertencia a Thomas Frins e integrava uma frota pirata composta por 900 homens, em sua maioria ingleses e franceses. Depois de se perder da frota e ser perseguido pelos espanhóis, Frins teria tentado voltar à Inglaterra pelo Atlântico. Quando chegou a uma praia (Ingleses), foi capturado pelo fundador da vila, o ex-bandeirante Francisco Dias Velho. A coincidência é que nos dias atuais, partem de Canasvieiras scunas que inspiram os passeios em aventuras piratas pelas águas do Norte da Ilha.

Na reportagem de amanhã, os primeiros habitantes do Rio Vermelho e os desafios que o bairro enfrenta para se desenvolver.