BOA INICIATIVA

Alunos do Norte da Ilha produzem filmes para debater o consumo

Os seis curtas serão apresentados nesta quinta-feira (03) na Escola Maria Tomázia

COMPARTILHE ›

Alunos do Núcleo de Cinema da Escola Municipal Maria Tomázia Coelho, no Santinho, produziram cinco filmes de curta-metragem para conhecer e compreender um pouco mais a importância e as consequências do consumo na sociedade. Os alunos participantes, orientados pelos professores Cláudia de Souza da Natividade Vieira e Luiz de Vasconcellos Ferreira, formaram cinco equipes de trabalho com o objetivo de realizar, cada uma delas, um filme com base no tema “O jovem e o consumo”. A partir daí, planejaram cada produção, desde a concepção dos argumentos até a edição final. Foram seis meses de intenso aprendizado , cujo resultado será mostrado nesta quinta-feira (03), às 20 horas, no auditório da escola.

Os internautas também poderão apreciar os trabalhos pelo mundo virtual, a partir de sexta-feira, nos endereços no blog e no facebook da escola.

O QUE TRATA CADA FILME

Conversando sobre o consumo (4’ 36”) é um documentário em que várias pessoas, muitas delas das mesmas famílias, conversam sobre seus hábitos de consumo.

Economistas x consumistas (2’ 50”) é uma ficção que retrata dois grupos de amigas, um deles formado por compradoras compulsivas e outro por aquelas que conseguem planejar seu consumo.

Jornal do Consumo (3’ 40”) é um telejornal cujo principal objetivo é debater temas relativos ao consumo. Nesta matéria a investigação é sobre a influência da TV no consumo.

Obsolescência programada (10’ 31”) é um documentário sobre uma das principais estratégias das empresas para intensificar as vendas e a produção. No filme são entrevistados jovens, técnicos em manutenção, professores universitários e um educador ambiental.

Desenhando minha vida de consumista (3’ 14”) é um filme autobiográfico no qual duas jovens contam histórias relacionadas ao consumo por meio de desenhos feitos à mão.

SOBRE O PROJETO

Os filmes que serão apresentados foram produzidos pelos alunos do Núcleo de Cinema da Escola Maria Tomázia Coelho. Desde 2013 o principal objetivo é proporcionar aos integrantes do setor a aprendizagem de novos conhecimentos por meio da pesquisa, produção e divulgação de conteúdos audiovisuais.