Connect with us

EXIGEM FISCALIZAÇÃO

Acif diz que atuação dos ambulantes ilegais é descontrolada em Canasvieiras

Publicado em

Operação da prefeitura apreende mercadorias de ambulantes em Canasvieiras
Operação da prefeitura apreende mercadorias de ambulantes em Canasvieiras

Foto: Bruno Oliveira

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) cobrou das autoridades públicas uma dura ação contra os ambulantes clandestinos que se apossaram das calçadas em Canasvieiras. Em uma nota, levada a público neste domingo (11), a associação diz que a atuação descontrolada de ambulantes ilegais intimidam empresários estabelecimentos legalmente, causando revolta entre aqueles que pagam impostos e cumprem a lei. A prefeitura diz que vai dar uma resposta.

A presença e peso dos ambulantes se tornou frequente no balneário nos últimos cinco anos, quando a reclamação dos empresários aumentou. Neste domingo (11), além da nota da Acif cobrando providências, moradores e comerciantes locais debatem nas redes sociais o problema.

A Acif critica abertamente o poder público dizendo que a omissão no combate à essa prática gera insegurança generalizada e beira à irresponsabilidade. A Prefeitura de Florianópolis disse que vai dar uma resposta em ações dentro do balneário para minimizar a presença dos vendedores.

LEIA A NOTA DA ACIF NA ÍNTEGRA

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) vem a público exigir que as autoridades constituídas tomem uma atitude para garantir a segurança de moradores e empresários de Canasvieiras. A atuação descontrolada de ambulantes ilegais, que hoje se sentem livres até para intimidar e atacar proprietários de estabelecimentos legalmente constituídos, vem aumentando a sensação de revolta entre aqueles que pagam impostos e cumprem a lei.

Cabe ao poder público, representado pelas polícias e pelos órgãos fiscalizadores, reprimir a atuação criminosa de indivíduos que agem de forma violenta para garantir espaço ao comércio ilegal.

O combate à essa prática é missão importante – e não deve ser deixado de lado como algo menor. O comércio ilegal é abastecido, em grande parte, por produtos contrabandeados, fruto de descaminho ou por itens falsificados que colocam o consumidor em risco, geram perda de tributos, destroem empregos nas empresas que atuam dentro da lei e geram perdas aos comerciantes. A omissão no combate à essa prática gera insegurança generalizada e beira à irresponsabilidade.

Infelizmente, turistas, moradores e empresários de Canasvieiras presenciaram no fim de semana novos episódios de violência provocados pela omissão do Estado no controle e combate ao comércio ilegal. A ACIF exige que algo seja feito para que as imagens não se repitam e para que algo ainda pior não venha a ocorrer.

Associação Comercial e Industrial de Florianópolis

Leia mais

ANÚNCIO

48 9625 8881

[email protected]

48 3365 8189

Acontecendo