SANEAMENTO BÁSICO É NOSSA BANDEIRA

58% das ligações de esgoto estão irregulares em apenas um bairro do Norte da Ilha

Ingleses é o bairro que ainda não conta com rede de esgoto em todas as áreas

COMPARTILHE ›

saneamento-basico-bandeira

Foto PMF / Divulgação
Foto PMF / Divulgação

Turistas que fogem da poluição de Canasvieiras escolhendo Ingleses como reduto de férias, não devem uma boa surpresa na temporada de verão. De 3 mil inspeções feitas pelo programa ‘Floripa Se Liga na Rede’, 58% das ligações de esgoto estão irregulares. Já o número de adequações, chega a 41%. O número foi divulgado nesta semana pela prefeitura.

A Praia dos Ingleses não está na lista de prioridades para receber serviços emergenciais de contenção à poluição, como ocorre em Canasvieiras. A justificativa é que o bairro terá a ampliação da rede para 100% das moradias, segundo o presidente da Casan, Valter Galina. A empresa está encabeçando os trabalhos de limpeza do Rio do Brás.

Na Cachoeira do Bom Jesus, as irregularidades chegam a 53,9%, em Jurerê 59,4% e Ponta das Canas 56%. Canasvieiras é um caso a parte. As ligações regulares superam 51,2%, enquanto as irregulares somam 48,8%. As inspeções foram intensificadas no bairro, desde a última temporada de verão quando o local registrou uma grande poluição por conta das ligações irregulares e do extravasamento de esgoto da rede da Casan.